domingo, 30 de janeiro de 2011

45ª Corrida de São Sebastião - Bom Jesus dos Perdões

Bom Jesus dos Perdões distante a 91km da Capital Paulista é a típica cidade do interior. Um lugar tranqüilo com povo educado, crianças brincando pelas ruas, sem aquele trânsito louco das cidades grandes e a cultura local prevalecendo por onde passamos. O turismo religioso é a marca da cidade.


No último final de semana de janeiro a cidade está em festa em virtude de São Sebastião. Há missas, procissões, reza e dança de São Gonçalo (Catira) em praça pública com arquibancada e palco. Essa dança é realizada por homens , mulheres e crianças através de canções e reverencias, ritmadas com batidas dos pés e palmas. Essa cultura foi trazida pelos portugueses e é uma tradução viva ao Salmo 150 da Bíblia. Podemos observar barracas de roupas, comidas e feira de artesanato pelas ruas e ao redor da Igreja Matriz.

A corrida acontece atrás da Igreja Matriz, um dos mais belos exemplos arquitetônicos do Barroco Mineiro, os atletas seguem 4,3km pela Avenida São João até um local conhecido como Cachoeirinha e retorna para o local de partida. Na verdade essa avenida se transforma depois de 1km em uma bela estrada com muito verde. Com as fortes chuvas de janeiro podemos constatar o estrago que a água fez pelo caminho, desbarrancando morros e deixando algumas árvores caídas pelo caminho. O forte calor tirou alguns atletas da prova ou fizeram mudar as estratégias no decorrer da disputa. A equipe médica teve muito trabalho. A distribuição de água foi execelente; 1km, 2km, 4,3km, 6km, 7km e chegada. O percurso não é fácil em virtude das longas subidas presentes, aliás a cidade anteriormente era conhecida como Ajuritiba, que significa “Colina dos Pássaros”.
.
Ao final os atletas foram agraciados com um modesto, mas belo troféu de participação e um kit com frutas, sucos, mel e bolacha. Completei a 45ª Corrida São Sebastião de Bom Jesus dos Perdões – 8,6km em 00:44:23 tempo oficial, no meu relógio foi 44’13”, dando uma média de 5:08 por km
.
Fica aqui um registro para quem puder participar no próximo ano, faça-o. Vale a pena!

Nenhum comentário: